15/06/2010

CUBISMO


                               Popova
Cubismo (um nome sugerido por Henri Matisse em 1909) é uma abordagem não-objetiva da pintura desenvolvida originalmente na França por Pablo Picasso e Georges Braque cerca de 1906.
 Georges Braque

O período inicial, "pre-Cubist" ( 1906) caracteriza-se, enfatizando o processo de construção, de criar um ritmo pictórico e convertendo os formulários representados em formas geométricas essenciais: o cubo, a esfera, cilindro e o cone. Entre 1909 e 1911, a análise das formas humanas e naturezas mortas (Cubismo analítico) levou à criação de um novo sistema estilístico que permitiu que os artistas de transpor os assuntos tridimensionais para as imagens simples na superfície da tela.
                                                            Picasso                                                            
O cubismo é dividido em duas etapas:

Picasso
- Cubismo analítico (geométrico)
Formas geométricas de cores atenuadas, imagens simultâneas. Estilhaçamento do mundo visual de modo sensual e belo. Todos os pontos de vista de um modelo são vistos simultaneamente numa única dimensão. Os cubistas pintavam o mesmo modelo de vários pontos de vista diferentes, assim mostravam simultaneamente diversos aspectos de um único objeto.

kandinsky
- Cubismo sintético:
Estêncil e colagens de cores mais vibrantes. Uso de recortes e colagens de jornal em pinturas. Criação do quadro-objeto e o uso do espaço vazio representando a forma, por exemplo: a falta da imagem de uma lâmpada, ou o recorte da forma dessa lâmpada, é tão representativo quanto a sua imagem real.


Aucun commentaire:

Vivae

Vivae
Paint